Blog navigation

Últimas postagens

Autores principais

Diferença entre a decoração retrô e a decoração vintage.

5926 Visualizações

Quais as características do estilo vintage?

Para saber a diferença definitiva dos dois estilos decorativos é preciso que você conheça um pouco o conceito de cada um deles. A começar com a decoração vintage, o termo representa “boas colheitas de vinhos”.

Dessa forma, pode-se entender que “quanto mais velho melhor”, referente às safras de uvas. Essa ideologia foi aplicada ao próprio estilo que está perpetuando até hoje.

decoração vintage resgata elementos das décadas de 20 a 60. Dessa forma, as peças e artifícios são, geralmente, de alto valor. Isso se deve a sua originalidade. Os objetos mais utilizados para fazer referência a essas décadas são os cristais, porcelanas, embalagens e eletrodomésticos originais da época.

Existem diferentes formas de adquirir esses objetos. Mas a contratação de um design de interiores ou mesmo uma pesquisa mais a fundo podem render peças com valores mais em conta para realizar uma melhor decoração para a casa.

Qual a definição de retrô e quais são suas caracteristicas?

A definição específica do termo “retrô” é “para trás”. Ou seja, o conceito da decoração retrô é uma releitura do passado. Diferente do estilo vintage, que busca usar artefatos originais de épocas específicas, a decoração retrô apresenta oferece uma aparência antiga para o que é novo.

Retrô é uma palavra francesa e seu significado no dicionário é, justamente “Que imita um estilo passado. A decoração para a casa em estilo retrô pode estar presente em móveis, cores e estampas, por exemplo.

Não existe período da história determinado, mas os mais utilizados para releitura são os anos 40 a 70. A decoração retrô pode sair mais barata que a vintage, devido a possibilidade de usar a criatividade para fazer releituras. Mas tudo é questão de pesquisa.

 Como são aplicados o estilo vintage e retrô na decoração?

Agora que você já sabe como diferenciar o estilo vintage e retrô, saiba o que cada um deles pode transmitir ao ambiente e qual a melhor forma de aplica-los. Assim você poderá decidir qual é a melhor decoração para a casa.

  •   Decoração retrô para ambientes: O principal a ser levado em consideração para montar uma boa decoração para ambiente em estilo retrô é a harmonia que precisa existir entre os objetos de aparência antiga e os que são contemporâneos.

 Assim, a sincronia é precisa para esse encontro de passado e presente. Sem isso a ideia de decoração pode acabar deixando o ambiente visualmente desagradável. Apesar de parecer difícil de encontrar, muitas lojas já disponibilizam produtos com referência no passado.

 Dessa forma, é provável que você tenha opções de mercado. Porém, caso não consiga encontrar, solte sua imaginação e criatividade e personalize objetos para que a decoração retrô aconteça.

 

  •   Decoração vintage para ambientes: Como principal característica do estilo vintage, a decoração procura transformar o mais charmoso possível. O estilo pode ser impregado tanto de maneira sofisticada como simples, vai depender do resultado que você espera.

 Características suaves, leves e românticas são passadas facilmente com a decoração vintage. Mas você pode mudar e deixa-la mais divertida e alternativa, vai depender do seu esforço e criatividade.

 Obrigada por nos acompanhar. Até a próxima!

Esta postagem do blog foi útil para você?

Deixe um comentário

Código de segurança

Este site utiliza dados do seu navegador para melhorar sua experiência e usabilidade, não compartilhamos nem vendemos suas informações de acordo com a Lei 13.709/2018, do código de proteção de dados brasileiro.